A verdade sensível

a verdade sensível

Há quem afirma que a busca da verdade passa necessariamente pelo combate do dogmatismo, da crença de que o mundo é tal como observado e percebido inicialmente, sem possibilidade de contestação.
Eu não quero citar ninguém, mas sou obrigado a citar Kant, Descartes e outros. “A realidade que conhecemos não corresponde aquilo que é, mas sim ao que a razão interpreta”. Ou, ainda, a verdade espelha aquilo que é o observado.

O problema é encontrar a essência de como as coisas são realmente, adquirir a certeza incontestável sobre algo, o que geraria uma atitude dogmática. deixar essas criaturas de lado. Cito o Isaac Israeli, que define verdade como sendo “a adequação da ideia ao objeto”.

 As verdades de razão enunciam que uma coisa é, necessariamente e universalmente, não podendo ser diferente do que é em si, tal como as ideias matemáticas, sendo inatas.
Cito também o professor Olavo de Carvalho, que define provisoriamente a verdade como sendo fundamento cognitivo permanente e universal da validade dos juízos” "todas as verdades são relativas", aparece a dúvida se essa afirmação é ou não é relativa. Se a declaração não é relativa, então, ela se auto-refuta, pois é uma verdade sobre relativismo que não é relativa. Se a declaração não é relativa, conclui-se que a declaração "todas as verdades são relativas" é uma declaração falsa. adequação entre aquilo que se dá na realidade e aquilo que se dá na mente.

O conceito de verdade como correspondência é o mais antigo explicitamente formulado por Platão com a definição do discurso verdadeiro, no diálogo Crátilo: "Verdadeiro é o discurso que diz as coisas como são; falso é aquele que as diz como não são".

E, em suma, o que eu penso? A verdade é una (não existe duas verdades), é universal (é verdade em qualquer lugar e qualquer época), é imutável (não muda), é íntegra (não existe meia verdade) e é objetiva (não depende do sujeito, mas do objeto). A verdade não é uma propriedade dos fatos, dos juízos ou das relações: ela é o domínio dentro do qual se dão fatos, juízos e relações.

Leia no link abaixo:

http://www.olavodecarvalho.org/apostilas/problema_verdade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como chegar?