Valorizar-se é encontrar-se a si mesmo


Ninguém pode dizer, seja qual for a sua idade, “estou realizado”. Sempre há algo para fazer. 
A vida é uma constante luta. Mas o processo de luta deve se sempre a favor daquilo que se deseja, por exemplo: lutar a favor da saúde e não contra as doenças; lutar a favor da alegria e não contra a tristeza...

Em cada um de nós está o poder que nada e ninguém pode tirar a não ser nós mesmos. Se soubermos usar esse poder alcançaremos as alturas que desejamos. Esta força nos impulsiona a crescer e percebermos que nós cumprimos o nosso verdadeiro papel aqui na atmosfera terrestre.

A maior dádiva do ser humano é a capacidade de ter plena consciência de si mesmo, o que nos distingue fundamentalmente dos demais seres vivos.  "Conhecimento é poder”. Muitas vezes, a gente não percebe que vivemos dormindo e, por isso, não podemos crescer.
"Não se pode atravessar um lago sem se molhar”, estamos “molhados” da cultura circundante, sem perceber nadamos em água suja. Rejeitar as falsas crenças que alienam e tornam a vida cheia de ressentimento e falsas necessidades, descobrir a nós mesmos, nossas reais necessidades e as leis da vida, progredir, buscar a verdade que nos liberta! É estar acordado!

A autovalorização nos faz desenvolver a autoestima e o autoperdão. Aceitar-se é amar a si mesmo, ser aquilo que se é. O autoperdão gera em nós uma espécie de libertação dos sentimentos feridos de culpa, autocensura, autopunição, melhorando a autoimagem distorcida e criando um estado de paz interior.
Se somos sinceros conosco mesmos reconhecemos nossos próprios erros, declarando-nos cotidianamente que não somos perfeitos, não para nós nos subjugarmos, mas para estarmos abertos a ação de Deus. 

Não devemos confundir o nosso pensamento com a nossa pessoa. O comportamento é passageiro e pode ser corrigido, enquanto que a nossa pessoa é identidade permanente. Somos únicos, originais. Cada pessoa tem o seu temperamento. Escreveu Paul Weiss, “Cada um de nós é um ser único, que se confronta com o resto do mundo de uma maneira única”.

Em última análise: a autovalorização é o encontro com os valores do nosso próprio EU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como chegar?