Cuidado com a “isca” dos descontões e panfletos com preços baixos!

empurroterapia em farmácias

A tática dos descontões populares é "chamar" o cliente para dentro do estabelecimento atraído pelos preços baixos esdrúxulos dos anúncios na mídia, dos cartazes e panfletos escolhidos a dedo, ou seja, conluiados com o fabricante ou outro fornecedor, que fazem um sistema de venda casada com bonificação proporcional ao volume comprado. 

É como tratar galinha na intersafra com milho estocado devido ao baixo preço e sujeito ao caruncho.  Vantagens às escondidas, como banquetes para os familiares e direito a pernoite em motel com dama a “gosto do freguês”.

Com dois tipos financeiros de produtos: um vendido a preço de banana e outro vendido a um preço superfaturado (este não entra nos anúncios), isto é, sem desconto algum dos exercidos pelo mercado e, muitas vezes, aumentado acima do preço máximo ao consumidor na hora do fechamento da venda, aproveitando-se da boa fé do cliente que não tem conhecimento da existência desse tipo de falcatrua.

Há no mercado, grandes e pequenas empresas e as redes de abrangência nacional, muitas conhecidas por praticar a empurroterapia (empurro + terapia), seus atendentes desprovidos da ética, totalmente desqualificados e desinformados dos princípios mais básicos de farmacologia, extrapolam os limites de sua competência nesta prática. São meros vendedores treinados para empurrar medicamentos sintoma a sintoma das queixas do cliente.
Uma farmácia ou drogaria que se preze tem atendentes éticos, bem treinados e orientados pelo farmacêutico e este, na sua retaguarda. Para fazer o que é mais carente no nosso país: o uso racional de medicamentos com informação ao paciente.

- Um teste bom de fazer para verificar a honestidade de uma farmácia ou drogaria que não se conhece a idoneidade é estar bom de saúde, ir ao balcão do estabelecimento em questão e queixar-se de alguns sintomas, por exemplo, uma dor de cabeça, febre, congestão nasal á noite etc. Se o atendente quiser vender um medicamento para cada sintoma e um complexo vitamínico o deixe conversando sozinho e nunca mais volte ali.

Na falta de ética “só o Real é o melhor resultado”!

“A força da liberdade é proporcionada à força da escolha” (Gustavo Corção – Livro - As Fronteiras da Técnica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como chegar?